top of page

Linha dos Caboclos

Caboclo Guara by OradiaNCPorciuncula on

Saudação: "Okê Caboclo"

A umbanda tem nos caboclos uma de suas linhas de trabalho espirituais.

A linha de caboclo é formada por milhões de espíritos, todos incorporados as hierarquias espirituais regidas pelos Orixás menores, o primeiro grau da hierarquia dos tronos Naturais.

Espíritos oriundos de todas as regiões com as mais diversas formações teológicas e mesmo culturais, tem se integrado as linhas de caboclos para realizar todo um trabalho de caridade, doutrina e espiritualização junto aos seus a fins.

Saibam que o Ritual de Umbanda Sagrada congrega em seus colégios, existentes do astral, espíritos oriundos de todas as religiões, inclusive muitas que já cumpriram suas missões no plano material, mas continuam ativas no lado espiritual da vida, onde tem planos espirituais sõ seus e destinados a acolher seus afins que reencarnam.

A atividade planetária regente da Justiça Divina é um só. Mas manifestou-se de forma diferente para povos e cultura diferentes. Logo, como a Umbanda, fundamentou-se na Teogônia Ioruba, espíritos cuja formação religiosa processou-se na Índia, quando incorporados trabalha em nome de Xangô o Orixá da Justiça Divina.

Com isso ordenou-se a religião e a religiosidade dos Umbandistas, pois um médium sabe que seu mentor é um espírito cuja ultima encarnação ocorreu na Índia, mas manifestaram-se quando contam para Xangô ou para Oxossi ou para Ogum, pois mesmo os Hindus são regidos pelos Sete Orixás Ancestrais ou Sete Tronos Essenciais, que não pertence a esta ou aquela religião e o povo, mas sim, então na ancestralidade de todos os espíritos.

Portanto, os espíritos que são incorporados, só são nas linhas cuja divindade ou Orixá seja seu regente ancestral.

Assim se na ancestralidade de um caboclo esta o elemento fogo, quem o rege é Xangô e se esta o elemento Mineral quem o rege é Oxum, etc

E sua linha de trabalhos espirituais atuara no campo do Orixá que esta dando amparo divino a atuação dos espíritos que se apresentam com os seus nomes simbólicos.

Não vamos dar todos os nomes das linhas de trabalhos, mas só algumas, para que entendam o Mistério Caboclo:

Linhas de Caboclos 

  • Sete montanhas 

  • Sete Espada

  • Cruzeiro

  • Sete Pedras

  • Das matas

Regidos

Xangô

Ogum

Obaluaye

Oxum

Oxossi

Mas temos linhas mistas ou regidas por mais de um Orixá:

Linhas de Caboclos 

  • Sete flechas

  • Sete Pedreiras

  • Cobra Coral

Regidos

Oxossi e Yansã

Xangô e Yansã

Oxum Xangô, Oxossi e Yansã

Nestas linhas, e em todas as outras, são incorporados milhares de espíritos cujas religiões não eram a Ioruba nem a Indígena Brasileira. Mas todos têm uma forma de incorporar bem característica, que todos reconhecem quando incorporam para trabalhar, diferenciando-os dos Pretos Velhos.

 

A ultima religião de um espírito pouco importa, pois na umbanda ela revenciara os Orixás aos quais já servia, só que com outro nome.

 

A final, Deus é único, o trono regente do nosso planeta em seu todo e único.

E os quatorze Tronos Planetários Naturais (os nossos orixás) também são únicos, ainda que sejam cultuados com muitos nomes.

bottom of page