top of page

POMBOGIRA

Orixá Pombagira é um dos mistérios de Deus e difere de Pombagira entidade, que trabalha incorporando médiuns à Esquerda na Umbanda.

Enquanto Orixá, o nome Pombagira nunca foi revelado na Teogonia Nagô e se encontra oculta entre os mais de 200 Orixás que também permanecem desconhecidos.

Rubens Saraceni afirma que:

“Como ela se revelou na Umbanda com esse nome e já deu provas e mais provas sobre sua importância, seu poder e suas funções, compete a nós, os umbandistas, fundamentá-las em Deus, entre os Orixás, na Criação, na Natureza e em nós mesmos, elevando-a à condição de Orixá.”

Também explica que as entidades manifestadas nos Terreiros denominadas Pombagiras fizeram-se presentes por meio da manifestação desse Mistério Divino.

Faz parte da regência que a Orixá Pombagira emana sobre nós os desejos, as ambições, as aspirações, os estímulos de estudar, de querer melhorar a si mesmo, de fazer acontecer, de realizar, do prazer em criar, produzir e executar planos em nossas vidas. É especialista em amor e relacionamentos por ser o Orixá do Trono do Desejo e Estímulo.

Portanto, é genuinamente Brasileira e Umbandista, e está aí para acolher a todos que se encontram perdidos nos caminhos da vida, ou da ausência dela, pois Pombagira age no íntimo das pessoas, como verdadeiras psicólogas.

Anteriormente Pombagira era considerada “moça da rua”, agora ela é acolhida na Umbanda como Divindade, Senhora, Rainha, Guardiã, que atua para que os seres descubram dentro de si o verdadeiro significado do amor.

 

Fontes:Orixá Pombagira: fundamentação do mistério – São Paulo, Ed. Madras, 2008 Saraceni, Rubens

bottom of page