top of page

Linha dos Ciganos

dd577c6e0a0a7c9d9425e05e5e1b4983.jpg

Saudação: "Okê Caboclo"

A linha de trabalhos espirituais dos Ciganos já é muito antiga dentro da Umbanda, no entanto pouco se estuda ou se divulga como mais uma de nossas correntes espirituais.
Uma linha especial, seus rituais e fundamentos são ligados ao próprio povo cigano com cerimônias próprias e rituais coletivos adaptados à Umbanda.

Encontramos na Linha dos Ciganos espíritos que tiveram encarnações como ciganos e espíritos que se afinaram com a magia cigana e foram atraídos para essa linha. Motivo esse que os ciganos na Umbanda não têm obrigatoriamente de falar espanhol ou romanês, ler cartas ou fazer adivinhações. Há espíritos ciganos que fazem isso porque já o faziam quando encarnados e outros não.
Os espíritos dessa magnífica linha trabalham sob as irradiações dos Orixás, mas louvam Santa Sarah Kali, que é a padroeira deste povo, nômade por natureza e por instinto de sobrevivência.

Na Umbanda, atuam como guias espirituais, de maneira extremamente respeitosa e sempre procuram mostrar o caráter fraterno do povo cigano, seu respeito com o alimento e a capacidade de repartir o pão.
Tem no ritual umbandista, o meio evolucionista, e retribuem com suas ricas orientações e com a alegria de seus cantos e de suas danças.
Suas sessões são muito apreciadas e concorridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes.
Os Ciganos são uma linha espiritual em franca expansão e temos também linhas da Esquerda “ciganas” tais como Senhor Exú Cigano e Senhora Pombagira Cigana.!

bottom of page